Pele de anfíbios pode tratar mais de setenta doenças
Proteínas encontradas têm potencial para eliminar células cancerígenas
(Imagem: Universidade de Queen)" width="320" height="207" />
(Imagem: Universidade de Queen)
A investigação premiada, liderada pelo docente Chris Shaw, da Universidade de Farmácia de Queen, identificou duas proteínas nas secreções da pele da Rã Macaco Cerosa (Waxy Monkey Toad) e do Sapo Gigante Barriga de Fogo (Giant Firebellied) que podem ser usadas de forma controlada e direccionada para regular a angiogénese.
“A maior parte destas só se transformam em tumores quando se alimentam dos vasos sanguíneos e impedir o crescimento desses vasos vai travar o desenvolvimento das células, tendo o potencial de transformar o cancro de doença terminal em doença crónica", refere o docente na página da universidade.
Os cientistas capturam as rãs e extraem as secreções, antes de voltar a libertá-las, não sendo estas prejudicadas durante este processo. Um dos objectivos deste trabalho é mostrar o potencial do mundo natural – como estas secreções poderão aliviar o sofrimento do ser humano. “Estamos convencidos que o mundo natural assegura as soluções para muito dos nossos problemas, apenas precisamos de colocar as perguntas correctas e encontrar a solução”, explicou Shaw.
A pele do sapo Gigante Barriga de Fogo (Giant Firebellied) tem o efeito contrário, ou seja, estimula o crescimento dos vasos sanguíneos. "Esta proteína tem o potencial de tratar uma grande quantidade de doenças que requerem a reparação imediata dos vasos sanguíneos, como cicatrização de feridas, órgãos transplantados, úlceras diabéticas e problemas causados por derrames cerebrais e doenças cardiovasculares", continuou.
Segundo Chris Shaw, “seria uma grande vergonha se a droga maravilha para tratar o cancro existisse na natureza e não se fizesse tudo para que funcionasse”. O cientista e a sua equipa receberam, esta semana, o prémio de louvor na inovação de tratamento de doenças cardiovasculares do Centro Médico de Inovação, em Londres. Este é um dos prémios com mais prestígio da Europa no que diz respeito a tratamentos inovadores nos serviços de saúde.
—————